Os Fantasmas de Petra do Carmo




Já dizia nosso amigo Joker, Coringa, o Palhaço do Crime, nas páginas de A Piada Mortal, que "basta um dia ruim para entregar o mais são dos homens à loucura". A premissa de um dia, que já não começou lá essas coisas, ir ficando cada vez pior ao longo das horas, já rendeu uma infinidade de filmes como o clássico Um dia de Fúria (Falling Down, 1993) com toda a sequência de violência desencadeada pelo desempregado William Foster; o azar somado às escolhas ruins do detetive Gun-su no divertido thriller sul-coreano Um dia difícil (A Hard Day, 2014); ou ainda a ambição cega de Howard Ratner (Adam Sandler) em Jóias Brutas (Uncut Gems) que faz tudo dar errado mesmo quando estava dando certo. São filmes que nos mantém de olhos presos na tela, aguardando a próxima tragédia, ou a trégua para que personagem e público consigam respirar um pouco. 

Carine Corrêa é Petra do Carmo


E é pelo caminho do suspense que o diretor e roteirista Douglas Alves nos conduz para contar a história da jovem Petra em Os Fantasmas de Petra do Carmo. Com uma fotografia que oferece quadros muito bonitos e bons pontos de virada, o curta prende nossa atenção. Mesmo que o roteiro não se aprofunde – afinal, são pouco mais de 18 minutos – é possível entender os fantasmas cotidianos que rondam Petra. Particularmente, penso que o pior deles seja ser uma mulher numa sociedade machista que considera mulheres incapazes ou indignas de serem levadas a sério se não forem tuteladas por algum homem, mas isso é outro assunto. Voltemos ao filme.

A fotografia é um dos destaques do filme de Douglas Alves

O filme feito em Uberaba (MG) sem nenhum financiamento ou incentivo de leis de captação (só na força do ódio de vontade de diretor e equipe), traz o comércio e paisagens locais como cenário, ambientando quem assiste ao interior do Brasil, mesmo Uberaba com seus 330 mil habitantes não sendo uma currutelinha de uma avenida só. Carine Corrêa nos entrega uma Petra tão próxima e familiar, com aquele sotaque mineiro gostosinho, meio triste, meio cansado, completamente Carlos Drummond de Andrade, que nos traz a sensação de estar conversando na cozinha, comendo um bolo de fubá com café enquanto ouvimos a história que se desenrola.



Os Fantasmas de Petra do Carmo é um curta de suspense que trilha por outras vertentes do cinema (que eu não vou esmiuçar aqui para não tirar de você que vai assistir ao filme, a experiência das quebras de expectativa) e que vale 20 minutinhos do seu dia. Fiquei com vontade de uma versão um pouco maior, ficou a sensação de que o filme poderia ter tido um final mais elaborado, talvez. O que é ótimo porque assistir a um filme precisa ser assim, precisa te levar a pensar nele, no que você gostou, nos caminhos ocultos, nas decisões diferentes que poderiam ser tomadas com mais tempo e recursos.

Prepare seu cafezinho, sente-se confortavelmente e desfrute de Os Fantasmas de Petra do Carmo, já disponível no Youtube. 

FICHA TÉCNICA:

"Os Fantasmas de Petra do Carmo"
Roteiro/Direção/Edição: Douglas Alves
Elenco: 
Carine Corrêa
Airton DeSouza
Anderson Galvão
Wellington Magnum
Dani Barbosa
Clovis Rodrigues

Agradecimentos
Moradia Casa & Construção
Vidrovalu
Casa da Cerveja
Supermercado Irmãos Silva


Curta rodado na cidade de Uberaba sem nenhum financiamento de leis de incentivo ou captação.

Músicas:
Lou Reed - Perfect Day
Dario Gomez - A Punta de licor
Hermes Aquino - Nuvem Passageira
Los Lobos - We Belong Together

Postar um comentário

0 Comentários