Saldo geral do primeiro turno em Uberaba - Eleições 2020



Ontem dia 15 de novembro, depois de horas de uma cansativa espera, tivemos o resultado do primeiro turno das eleições municipais em Uberaba. Os candidatos Elisa Araújo (SOLIDARIEDADE) e Tony Carlos (PTB) com 36,25%  e 24,99% dos votos respectivamente, superaram seus adversários e disputarão o segundo turno da eleição para prefeito de Uberaba.

Sobre os vereadores eleitos: A Câmara que assume em janeiro é uma Câmara de centro direita com alguns conservadores. Mal e mal tem um pedetista perdido lá pra falar que tem alguém quaaaase à esquerda. O que eu acho dentro do esperado já que a esquerda em Uberaba é muito nichada e pouco inserida no dia a dia do uberabense. 

Outra coisa: a estratégia dos "menudos do Hugo", de cada um ser cabeça de um partido para formar uma coligação dominante e manterem a hegemonia política da cidade, não deu muito certo não. É hora de tomar um golinho de humildade, aprender que estão ultrapassados, que o passado pesa sim e que como dizia Belchior, "o novo sempre vem". 

Contrariando essa tendência pela renovação porém, Tony Carlos mostrou que seu eleitorado fiel não pode ser medido por postagens em redes sociais e fofocas de whatsapp. Bem ou mal, gostem ou não, ele sempre esteve próximo aos que formam seu eleitorado e isso fez a diferença para ele.

O MDB errou e errou MUITO em virar as costas para os seus quadros e embarcar no caminhão do Heli. Claro que a visão de uma coligação poderosíssima, coordenada por Luís Neto, Marcos Montes e Franco Cartafina era extremamente sedutora. Mas passar por cima dos membros do partido, apenas levando em consideração que o prefeito deveria caminhar junto aos aliados, foi muito, muito errado. Uma prova que está aí: Marcos Jammal, escanteado como possível prefeitável, foi o vereador mais votado do partido. 

De toda a coligação que apoiou Grilo, o menos derrotado foi Franco Cartafina, que conseguiu fazer quatro vereadores, alguns muito próximos a ele como sua ex assessora Rochelle. 

Ver alguns políticos profissionais, derrotados, tendo que se contentar com vagas de suplente, ou ainda com votações pífias, foi saboroso. De 11 vereadores que tentaram a reeleição, 5 não obtiveram os votos necessários para um novo mandato.

Patrícia Melo, candidata pelo PT, praticamente desconhecida (apesar de ter sido candidata a deputada nas eleições de 2018) se fez mais conhecida entre os eleitores de Uberaba, é uma mulher jovem, muito articulada, muito bem posicionada dentro do partido e que conseguiu conquistar simpatia e elogios mesmo entre adversários e pessoas claramente opostas ao petismo. Tem futuro. 

Patrícia Melo em seu momento de voto no pleito 2020 - foto divulgação


Mariscal pecou pela sede. Se tivesse se candidatado a um segundo mandato como vereador, facilmente conseguiria uma cadeira como deputado estadual em 2022. Agora, terá que suar a camisa para manter o nome em voga por dois anos.

Vereadores eleitos:


Postar um comentário

0 Comentários