Campanha Papai Noel dos Correios vai até o dia 18 em Uberaba.




Apesar do Covid, dos problemas, de todas as dificuldades que enfrentamos neste ano de 2020, a magia do Natal está no ar e nós podemos fazer com que ela se espalhe por todos os cantos de nossa cidade.

Em mais um ano de parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, cartas de crianças da rede pública de educação do município podem ser adotadas através do site Papai Noel dos Correios Digital.

Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, as cartinhas estão sendo enviadas o projeto digitalmente, e também digitalmente podem ser escolhidas por nós candidatos a padrinhos. O processo em si é bem simples.

Enviando uma cartinha  

Crianças com até 10 anos de idade em situação de vunerabilidade social, alunos da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental e crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos podem enviar cartinhas. Elas devem ser escritas a mão, fotografadas ou digitalizadas e cadastradas no blog da campanha. Aquelas que atenderem aos critérios definidos pela ação serão colocadas para adoção no site da campanha. A imagem precisa ser nítida e legível, então, procurem aproveitar a luz do dia para fazer a foto da cartinha, se for preciso um celular melhor, peçam ajuda ao vizinho.


Adotando uma cartinha



Agora vem a nossa parte, que é adotar uma das cartas. Para isso, basta acessar o Blog do Papai Noel dos Correios, clicar em "adotar agora" e escolher o estado e cidade onde você mora. A tela seguinte mostra os pontos de entrega dos presentes. No caso, aqui em Uberaba essa entrega é feita na unidade central dos Correios, na Praça Henrique Krueger, de segunda à sexta, das 09 às 17 horas e no sábado até o meio dia. Você vai selecionar o ponto de coleta disponível e então terá acesso às cartinhas. Se você não tiver uma ID dos Correios, é só fazer o cadastro na hora e finalizar a adoção. 

Essa é a parte que acaba com a gente. Ler as cartinhas e não chorar é quase impossível, principalmente com as cartinhas das crianças maiores, onde elas relatam sobre o ensino à distância devido à pandemia e dizem que foram boas crianças durante o ano.


O volume de cartinhas aparentemente está menor este ano. Eu entendo, afinal é difícil para as crianças em situação de vulnerabilidade e suas famílias, ter acesso à informação e mesmo acesso à tecnologia para o envio das cartas. Nos últimos anos esse trabalho foi feito pelas professoras da rede municipal, que coletavam as cartas em sala de aula. Quando eu adotei uma cartinha dias atrás, ainda eram bem poucas. Escolhi a de uma menininha de 6 anos que queria uma bolsa. Comprei uma bolsa e roupas para ela, não deu tempo de fotografar, porque eu saí da loja e fui direto para os Correios que já estavam quase fechando. Mas foi tudo direitinho, em embalagem de presente, com toda a aura de sonho que as crianças merecem.




A confirmação da adoção da carta vai para o e-mail que você cadastrou e aí basta imprimir a etiqueta e levar o presente. Se você não tiver como imprimir a etiqueta, é importante anotar ao menos o número da carta que está na etiqueta. É com esse número que eles vão identificar a criança que vai receber o presente. Pessoa física pode adotar até 25 cartinhas e o prazo para entregar os presentes no ponto de coleta é até o dia 18 de dezembro.

Todos nós podemos fazer a diferença no natal de uma criança. Seja ajudando a cadastrar a carta, seja adotando, seja divulgando a campanha. Todos nós podemos fazer um pouquinho, o calorzinho que dá no coração não tem preço.


Postar um comentário

0 Comentários