Em algum post perdido aí pra trás, eu contei pra vocês que Astronauta de Mármore do grupo gaúcho Nenhum de Nós é na verdade uma versão de Starman de David Bowie. Pois então, Bowie tinha uma coisa com seres espaciais e astronautas, por que outro personagem de suas músicas que vivia nas estrelas, rendeu uma das melhores músicas do início dos anos 80.
Major Tom era um astronauta criado por Bowie e que figurou nas músicas Space Oddity, Ashes to Ashes e Hallo Spaceboy. Major Tom se tornou tão emblemático na música de Bowie que teve sobrevida em músicas de diversos outros artistas e Petter Schillings criou uma das melhores: Major Tom (Coming Home).
Se em Space Oddity Major Tom é bem sucedido em sua ida ao espaço, na canção de Schilling ao voltar para a Terra, uma pane faz com que só lhe reste pedir que entreguem seu amor à sua esposa. Dado como morto, Major Tom se diz voltando para casa. Aí as versões em inglês e alemão divergem. Enquanto no original, em alemão se lê mich führt hier ein licht durch das All (leva-me aqui, uma luz através do universo) em inglês a frase now the light commands é entendida como agora a vida comanda. Ou seja em alemão fica mais clara a idéia de morte (ir para a luz).
A história de Major Tom através de décadas de música é muito interessante e renderá vários posts com toda certeza. Por enquanto ficamos com a música de Peter Schilling, em alemão, inglês, a versão fidelíssima de Shiny Toy Guns e a versão genial de William Shatner. Aprecie sem moderação.
Major Tom (Völlig Losgelöst)
Major Tom (Coming Home)
Major Tom (Versão da banda Shiny Toy Guns)
Major Tom (William Shatner)
0 Comentários