Eremin, Ibeji - dia 27 é dia de Cosme e Damião



As lembranças mais bonitas da minha infância me arrastam até um ladeira de paralelepípedos na esquina do Mosteiro da Glória. Lá quase embaixo, uma casa muito humilde, onde numa cozinha com fogão de lenha, muitos brinquedos e outros enfeites pendurados no teto, me distraíam enquanto o Tio Hélio falava... As festas de Cosme e Damião dele eram imensas, alegres, ocupavam a rua, bolo, balas, doces... Depois quando eu me mudei para a periferia, lá ia ele de ônibus levar balas pra mim e minha irmã.


Foi dele o único velório em que derramei uma lágrima... Já mocinha, não corria mais atrás dos doces de Cosme e Damião, mas ainda me alimentava da ternura daquele preto velho...

Dia 27 de setembro é o verdadeiro dia das crianças no Brasil. Não se faz de brinquedos caros, nem de passeios no shopping. Se faz no pedir dos doces pra montar a mesa das crianças pobres, nos bairros descalços de toda cidade. Festa de Cosme e Damião tem mesa montada na calçada bolo de metro, muita bala de coco e outras tantas doadas, compradas... E os brinquedos? Simples lembrancinhas da loja de  R$1,99, mas procure criança que não entre na fila pra ganhar o seu...

Quando a gente é criança sonha tanto em ser grande...Ah se arrependimento matasse...

Postar um comentário

0 Comentários