Dia Mundial de Luta Contra a AIDS



Eu sempre me aborreci com o fato de que o Brasil parece ser o único país do mundo onde as campanhas de combate à AIDS levam o tema na base da brincadeira; é só analisar as campanhas brasileiras e ver que o assunto sempre é levado para o lado da brincadeira, do humor.

Mas AIDS é coisa séria, seríssima, e tem sido perigosamente negligenciada. Sabe-se que uma pessoa pode levar até 10 anos ou mais para manifestar os sintomas da doença, e com drogas mais eficientes a sobrevida dos portadores do HIV tem sido maior e com melhor qualidade, ou seja, a probabilidade daquela pessoa linda da balada ter o vírus, e não saber, é muito, muito grande. As pessoas estão perdendo o medo da AIDS.

Me choca e me contraria ver que as pessoas, tem muito mais medo da gripe suína, do que da AIDS e não deveria ser assim; o número de mortos pelo vírus influenza A H1N1, não se compara, nem de longe ao número de pessoas, que morrem, ou tem suas vidas transformadas, pelo HIV.

Não é o primeiro post em que comento campanhas de combate à AIDS e nem será o último; esse ano, duas campanhas merecem destaque:

A primeira é do fotógrafo e artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado em Nova York, Vik fará um mosaico com as fotos de 600 soropositivos , que formarão uma nova imagem. Se você é soropositivo e quer participar, veja os detalhes aqui.

A outra e genial campanha, é a que aponta a AIDS como um assassino em massa, e usa, outros "Mass Murderer" ou Massenmörder famosos, como exemplo do extermínio de milhões de pessoas em todo mundo; veja a 'sex tape' e os cartazes da campanha:

AIDS Ist Ein Massenmörder from Laborarbeiter on Vimeo.







O dia mundial de luta contra a AIDS é celebrado no dia 01º de Dezembro, mas a prevenção deve ocorrer diariamente. Não existe mais a classificação de grupo de risco; existe sim, comportamento de risco e isso inclui, sexo sem o uso de preservativo e compartilhamento de agulhas e seringas.

Em Uberaba o CTA disponibiliza, o teste que detecta o HIV, preservativos e o tratamento, não só para a AIDS mas também para outras doenças sexualmente transmissíveis e atende de segunda à sexta feira em horário comercial à rua Bernardo Guimarães, 185, bairro Estados Unidos. Os serviços são gratuitos e sigilosos.

Evite a AIDS; converse com seu (ou seus) parceiros, use camisinha nas relações sexuais e faça exames de sangue periódicos, proteja a sua vida.

Postar um comentário

0 Comentários