Por um dia de Ada Wong - Começando a balestra

Terminada a pesquisa sobre como fazer uma balestra, passei então a execução. Descartei fazê-la toda em madeira por um motivo simples; ficaria pesada para eu carregar ao longo do dia pra lá e pra cá. Decidi então fazê-la com isopor e revestir com MDF. Assim ficaria firme como uma de madeira mas bem mais leve. 

A não ser que você tenha outros planos para o MDF, NÃO FAÇA O QUE EU FIZ. Como eu ando sem tempo pra perobar em madeireiras e marcenarias, decidi comprar a placa de MDF. Uma placa de MDF cru (ou seja ela não tem aquela parte pintada e brilhante) é vendida no singelo formato 2,75 x 1,85 METROS. É grande pra caramba e dá pra fazer várias coisas com ela. Comprei na Placas Uberaba  por R$60,00 e eles entregaram em casa, sem custo adicional. Como comprei no sábado de manhã, a placa só foi entregue na segunda feira.

Já que não tinha a placa em casa, no sábado mesmo fui até o centro da cidade comprar os outros materiais. Até ia colocar aqui o nome e endereço da loja onde comprei, mas o atendimento lá é tão ruim, mas tão ruim, que elas não merecem a divulgação. Até as placas de isopor, eu e o Mariano pegamos sozinhos, mesmo os atendentes vendo que estávamos nos esticando pra pegar as benditas placas numa pilha no alto de uma prateleira. 

Na loja que não merece ser mencionada, compramos:


02 tubinhos de cola para artesanato branca - escolha uma cola que cole isopor e madeira
Estilete
Régua de 60 cm
Marcador permanente
02 placas de isopor de 15mm cada (uma placa só basta; compramos duas porque fiquei com medo de não dar pra cortar o corpo e o arco numa placa só)
02 lixas para madeira

Total = R$24,00

Ah, na papelaria perto de casa compramos uma cartolina. O molde foi desenhado nela, depois passado para o isopor. Outra coisa. Se você tem ferramentas de marcenaria, você é uma pessoa feliz. Porque é sofrido cortar o mdf com a segueta. Tá eu poderia ter levado na loja de móveis planejados que fica perto da minha casa, dado um troco pra eles cortarem pra mim. Mas eu queria viver essa experiência de fazer eu mesma a balestra do meu cosplay.  


O primeiro passo foi desenhar o molde na cartolina. Minha balestra tem aproximadamente 60cm de comprimento por mais ou menos isso de largura. Falo assim porque agora não lembro exatamente se foi 60 ou 66cm, ahahahah, mas deu pra entender. Minha sorte é que o marido lindo é um excelente desenhista, que fez os moldes no olhômetro mesmo. Depois recortamos duas vezes o molde do corpo da balestra no isopor, depois foi só colar uma na outra. O arco também foi recortado no isopor. Depois disso as férias do Mariano acabaram e eu passei a trabalhar sozinha na balestra, snif, snif, snif. Passei o desenho da balestra para o MDF, com o marcador permanente, depois risquei por cima com o estilete. Riscar o MDF com um estilete, canivete ou a faca da sua mãe é importante, porque se você for serrar com uma segueta como eu fiz, vai te ajudar muito a não sair do desenho. Depois veio a fase de serrar e lixar para acertar. Na hora de cortar, não sofra muito, dá pra acertar bem com a lixa.


Esta semana tem feriado em Uberaba, então eu espero terminar minha balestra na quinta feira. Falta lixar, colar pintar, unir o corpo com o arco e colocar a corda. 

As peças juntas - Tá quase!

E mais uma vez: uma balestra é um equipamento esportivo. Não é necessário ter porte de arma para ter uma, mas a polícia pode apreender se considerar que coloca em risco a vida de outras pessoas. Esta balestra é apenas para uso em um cosplay, ela não tem nem terá o mecanismo de gatilho.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. poxa ta fkcando leggal mais e o colar como se vai fazer ou compra pq eu nao achei pra compra

    ResponderExcluir