(...) A ti Uberaba, terra infeliz, desgraçada, prostituída, ofereço este meu modesto trabalho. És infeliz, estás andrajosa e descalça, mas tens riquezas incomparáveis. Campinas cheias de poesias, soberbas matas, águas cristalinas e puríssimas: enfim, tudo o que pode fazer-te linda entre as mais lindas (...)
Recorrer ao texto inspiradíssimo de Doca para falar de Uberaba é um clichê absurdamente uberabense, mas passam-se os anos e nada cai tão bem para se falar da Princesa do Sertão quanto as palavras de Doca em Terra Madrasta.
Uberaba é uma cidade rica, onde a grande maioria da população é pobre; tem uma das maiores frotas de veículos do estado (01 veículo para cada 1,7 habitantes) mas a maioria da população tem que se submeter a um sistema de transporte, que apesar de ter melhorado um pouco ainda é falho, onde apesar de ser uma cidade universitária os investimentos para atrair estudantes de outras cidades ainda são imperceptíveis, onde a melhor escola pública em termos de infra estrutura da cidade e talvez de todo o triângulo mineiro, tem uma das piores qualidades de ensino da cidade, entregue à pequenos projetos de marginais, onde só tem opções de lazer quem tem dinheiro pra comer e beber fora ou gosta de sertanejo e pagode, ondem apesar de ser referência em medicina, a população tem que submeter a serviços de saúde falhos...
Uberaba é decididamente uma terra madrasta. O time do Uberaba, escurraçado de sua sede, sobrevive de teimoso, depois de ter passado por gestões corruptas perdeu tudo, só não perdeu o amor de sua torcida, e tem apresentado resultados que superam as expectativas de quem vê a situação do time; Chico Xavier que durante anos fez a festa do setor hoteleiro e de turismo numa forma geral, é solenemente ignorado em seu centenário, afinal, não gera mais lucros à cidade, a não ser na construção eterna de um memorial que tenho lá minhas dúvidas se realmente se destina a homenagear o médium...Dona Aparecida Conceição, que foi humilhada pela população da cidade, que precisou esmolar em São Paulo, para contruir aqui um hospital que se tornou referência no tratamento do Pênfigo, e que foi presa em São Paulo, à mando de autoridades uberabenses que se sentiam constrangidas pela mendicância dessa guerreira na grande São Paulo, essa mulher que tanto lutou e dignificou o nome da cidade, morreu sem as devidas homenagens, morreu vendo a obra de sua vida, definhar lentamente, ignorada pela cidade a quem prestou tantos serviços.
Parabéns ao povo de Uberaba, e que essa nossa terra madrasta, um dia deixe de ser explorada por tantos gigolôs protegidos pelo poder que exercem e se torne verdadeiramente mãe de seus filhos.
3 Comentários
Belo e triste texto, sou um filho de Uberaba que infelizmente teve que mudar de cidade (e estado) para tentar evoluir na carreira. Mas, apesar de tudo sonho no dia em que poderei voltar e encontrar na minha cidade as mesmas condições de emprego e educação e valorização de cultura que vejo aqui no sul.
ResponderExcluirParabéns Uberaba, estimas melhoras.
Este teu texto foi como uma facada no meu coração saudoso. Verdades que doem bem lá no fundo do nosso orgulho uberabense que, ainda assim, não morre. Nem depois de dez anos a viver no estrangeiro, só quando regresso é que sinto que realmente estou em casa... SAUDADES DE TI Uberaba... mesmo como todos os teus defeitos.
ResponderExcluirPARABENS PELO SEU OTIMO SITE
ResponderExcluirhttp://makingofbeauty.blogspot.com/
Making Of Cabelo e Estetica
UBERABA, MINAS GERAIS, Brazil
Um novo conceito em estética em Uberaba e Região.
Avenida Nene Sabino , 1035 - Universitário
Tel: 3336-8196
MSN : mk.of@hotmail.com
Venha nos fazer uma visita ou ligue e agende seu horário