Nos anos 90, as campanhas da Benetton causavam furor entre os jovens por sua ousadia e entre puritanos, pelo choque causado pelas peças publicitárias, as mais polêmicas criadas pelo fotógrafo Olivieri Toscani. As campanhas ousadas, e que muitas vezes foram criticadas pela afronta aos costumes ou pela crueldade, aumentavam as vendas da marca na mesma proporção em que criava problemas com alguns segmentos sociais até chegar num ponto insustentável que culminou com a demissão de Toscani.
Hoje a Benetton, não tem mais sua escuderia de Fórmula 1 e não causa tantos escândalos, mas continua sendo uma marca conceituada no seguimento de moda.
O mais engraçado, é que os que criticavam não entendiam que Toscani apenas tentava dizer que todos somos iguais...
Vejam algumas das peças publicitárias:
Hoje a Benetton, não tem mais sua escuderia de Fórmula 1 e não causa tantos escândalos, mas continua sendo uma marca conceituada no seguimento de moda.
O mais engraçado, é que os que criticavam não entendiam que Toscani apenas tentava dizer que todos somos iguais...
Vejam algumas das peças publicitárias:
7 Comentários
Sempre achei essas peças do Toscani muito boas. Num universo marcado pela fetichização das marcas e das imagens, o trabalho dele foi uma exceção à regra da futilidade e das convenções normalmente empregadas em campanhas publicitárias. Os questionamentos levantados eram todos muito saudáveis e conscientes.
ResponderExcluirMineira, você é ótima sem freios, só não fique sem freios no Português: "seguimento" vem do verbo seguir, e o que você quis dizer foi "segmento", no sentido de divisão, partição. Bom blogging pra você! Da campanha "De Olho na Sua Língua".
ResponderExcluirBernardo obrigada, apareça e me corrija sempre que quiser
ResponderExcluirAbraços
mto boa as peças msm, a campanha foi um marco dos anos 90..
ResponderExcluirempre gostei das campanhas da Benetton...
ResponderExcluircampanhas críticas, e diretas ... adorava o ar de contestação que elas tinham ...
gostaria de ver mais imagens ...
A quem gostou e quer conhecer mais, indico o livro do próprio Toscani, A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI. Putz... eu conheci o livro no início da faculdade, como publicitário estudei-o e analisei a minha maneira. POsso dizer que é um livro pra todo e qualquer tipo de consumidor ou usuário das midias de massa. Excelente!
ResponderExcluirQuem, como o Luís, quiser ver outras peças publicitárias da Benetton, pode acessar o catálogo institucional da marca: http://press.benettongroup.com/ben_en/image_gallery/campaigns/?branch_id=1109
ResponderExcluir