Carro elétrico desenvolvido em Uberaba


Imagem meramente ilustrativa crianças!



Foi apresentado na última quarta feira dia 13 o protótipo de carro elétrico desenvolvido pelo Engenheiro e Analista de Sistemas, Maurício dos Santos Anjo aqui em Uberaba. O carro que foi testado e aprovado pelo INMETRO no dia 11 de janeiro, tem consumo de R$0,05 por quilômetro rodado e autonomia para 90km; é portanto um carro urbano, para se locomover dentro da cidade.

O carro ainda tem a seu favor, o baixo custo de manutenção e a quase ausência de ruído (é para os idiotas que adoram atormentar os vizinhos com o ronco de seus motores, isso não é lá muita vantagem). O custo de implantação do sistema é que é caro; 29 mil reais, mas pensando-se a longo prazo, vale a pena, pois esse valor é recuperado após um ano e meio ou dois de uso de energia elétrica. Outra desvantagem é que a técnica desenvolvida por Maurício dos Santos, é voltada para quatro modelos da marca FIAT (Palio, Siena, Weekend e Strada), ou seja, se você não tem desses carros, terá que comprar um, caso queira usufruir da tecnologia. Segundo Maurício, os carros da montadora FIAT, foram os que melhor se adaptaram ao sistema, devido ao layout do carro e o tamanho do porta malas.

Outro ponto lindo do sistema desenvolvido por Maurício, é que a tecnologia desenvolvida por ele para tornar os carros comuns em carros elétricos é de domínio público.

O protótipo levou três meses para ficar pronto, mas a expectativa de comercialização da tecnologia seja de adaptação de 20 veículos por mês.

Enfim, é um avanço importantíssimo, que terá muita repercussão no mercado automobilístico; só fico na expectativa de saber se Maurício pensou num sistema de proteção anti enchente para o veículo elétrico; sim porque minha amiga Bruna, que rodou na enchente da primeira semana de 2010 lá na Leopoldino de Oliveira, teve perda total da parte elétrica do veículo à gasolina dela...

Fonte:Prefeitura Municipal de Uberaba

Update:


Link com entrevista feira com Maurício Santos Anjo no dia 13 de abril de 2011. Saiba como está o carro um ano depois! 

Postar um comentário

6 Comentários

  1. jessie! direto vou pra uberaba, família toda daí. Muito bom o post, o blog em geral :)

    ResponderExcluir
  2. Pandoca, quando vier, me avise!!!
    Beijos e obrigada pelos elogios :^D

    ResponderExcluir
  3. Uma correção amigo:
    No final do seu texto esta escrito assim:

    Teve perda total da parte elétrica do veículo à gasolina dela...

    Porque nao escrever assim, o correto:
    veículo à gasolina dela, teve perda total da parte elétrica ...

    ResponderExcluir
  4. Por que vc nao procura o que fazer além de dar pitaco na frase dos outros seu idiota.

    ResponderExcluir
  5. Calma, gente, eu não grilo quando me corrigem, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. É uma boa iniciativa, mas o Eike Batista já está desenvolvento carros elétricos, quando sair vai acabar com o negócio do cara.

    ResponderExcluir