01º de Dezembro dia Mundial de Combate à AIDS

Dia 01º de Dezembro é o dia Mundial de Combate à AIDS. Ao longo desse pouco mais de um ano de Blog, venho destacando diversas campanhas e ações no Brasil e no Mundo. Aqui em Uberaba destaco o belíssimo trabalho do CTA (Central de Testagem Anônima) que agora, situado à rua Marechal Deodoro, próximo ao colégio Frei Eugênio, está mais acessível à população.

Toda e qualquer pessoa com vida sexual ativa, deveria fazer regularmente o exame para detectar o HIV. Por mais que se seja fiel, que a relação seja estável, nunca se está 24 horas com o parceiro(a), infelizmente quebras de confiança acontecem; se ao menos, na hora da traição as pessoas se preservassem e usassem preservativo!

Mas o preservativo ainda está muito mais veiculado à prevenção de gravidez do que à prevenção de doenças, infelizmente; posso dizer uma coisa: mil vezes melhor ter um filho, do que contrair uma doença, principalmente se for o HIV vírus contra a qual ainda não se tem uma cura.

Com as novas drogas, os portadores de HIV passaram a ter uma sobrevida maior, o que tem causado um efeito um tanto quanto perigoso; as pessoas não tem mais tanto medo da doença, quase como se fosse algo inofensivo.

O Ministério da Saúde comemora a queda dos casos confirmados de HIV; mas será que realmente as pessoas estão se cuidando mais, ou estão fazendo exames de menos?

Meu filho já é um adolescente e o assunto sexo não é mais tratado como algo distante; converso com ele e ele também se sente à vontade para questionar, por mais que ainda tenha vergonha em me contar sobre as namoradinhas.

Preservem-se; usem preservativo, o Brasil tem um dos melhores programas de prevenção e tratamento do HIV do mundo, preservativo gratuito é algo de fácil acesso, além do que é barato, não tenha vergonha de comprar na farmácia, carregue sempre na carteira ou na bolsa; vergonhoso é ser inconsequente



Veja também:
Campanhas contra a AIDS no Brasil e no Mundo
Sexo não tem idade; proteção também não
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Saldo de Carnaval

Postar um comentário

0 Comentários