O pc dentro da pen drive parte 2

Continuando a tornar sua pen drive em algo além de uma pasta de arquivo, veja alguns outros programinhas que podem salvar você. Até por que não dá pra ficar instalando programas nos computadores alheios e muito menos, deixar o rastro das suas senhas, em qualquer lugar. Por mais que você confie na pessoa, nunca se sabe o que ela pode fazer em um momento de raiva, então, ter cuidado com sua vida virtual é tão importante quanto ter cuidado com seus documentos impressos. Para baixar os programinhas aqui citados, basta clicar na imagem.


A versão portátil do descompactador de arquivos 7-Zip, funciona tão bem quanto a versão instalada no seu pc, com a sempre bem vinda vantagem de ser gratuito e levíssimo; com menos de 1Mb você pode compactar e descompactar arquivos e em caso de arquivos pesados como jogos, você ainda pode dividir o arquivo em partes iguais.

Safe you keys... Esse é o espírito do Keepass Safe Portable, um programinha leve, que vai ocupar 1,74Mb da sua pen drive e vai manter todas as suas senhas em segurança. Ao rodar o programa, pela primeira vez, ele vai solicitar que você crie uma senha mestra, que você usará para controlar todas as senhas, das mais diferentes categorias de programas que você possa utilizar.Por exemplo, se você deseja arquivar a senha do seu email, vá até a categoria adequada. Na parte interior da janela, clique com o botão direito e depois clique em “Add entry...”. Uma nova janela aparecerá e você deve inserir os dados corretamente. Como garantia de segurança, adicione um arquivo chave relacionado ao programa junto com a senha criada no serviço. E antes que você comece a reclamar que o programa está em inglês, saiba que a interface do Keepass é bem intuitiva, então, espera-se que você não tenha maiores dificuldades em trabalhar com esse programa.


O Foxit é um dos programas que eu não deixo faltar no meu pc. Gratuito, levíssimo, em português e muito eficiente, ele permite que você visualize ou imprima documentos PDF, além de preencher e salvar formulários, converter arquivos de texto para PDF, precisando de poucos clics para converter arquivos e documentos. Sua interface limpa deixa à vista os comandos mais utilizados de forma a facilitar a sua vida com os arquivos pdfs. Ocupa 6,9 Mb de espaço, ideal para a pen drive e para o seu pc também.


Se você ficou contrariado com o Pidgin, que não colabora na hora de bater papo via áudio ou vídeo, não se desespere, nem fique bicudo; o Skype também tem a sua versão portátil, que com 13, 24 Mb vai oferecer a você as principais funções e características da versão instalada no seu pc.




Bom, de nada vai adiantar todos esses cuidados, se você instalar sua pobre pen drive num computador cheio de vírus ou outros programas maliciosos. Para resolver esse problema, conte com o ClamWin Portable, um antivírus portátil, leve e que roda e baixa atualizações direto na pen drive. Seu pecado, talvez seja não verificar arquivos em tempo real, mas também não pede o uso da conta de administrador da máquina para rodar, o que o torna ideal para ser usado ao visitar aquela lan house.... Ocupa 8,4Mb de espaço e tem visual simples, que permite a você selecionar o objeto a ser vasculhado.


Existem diversos programas portáteis, para os mais variados fins; quem quiser mais e não tiver preguiça com sites em inglês, eu aconselho que visite o site Portable Apps onde poderá encontrar pacotes de aplicativos ou programas individuais, feitos sobre medida para pen drives de todos os gostos e bolsos.

Leia também:
O Pc dentro da pen drive




Fontes:
  • Revista Dicas Info edição nº 64
  • Baixaki

Postar um comentário

0 Comentários