Nem ventos nem sonhos - George Martin NÃO terminou os livros e tá bem puto com a mídia

George R.R. Martin perdeu a paciência com a galera que fica inventando boatos envolvendo seu nome e sua obra.



No início deste mês de maio, George R.R, Martin publicou em seu blog sobre algumas amenidades, elogiou Avengers Endgame e pediu que as pessoas não acreditassem em tudo que liam por aí. Nesse momento, ele se referia aos boatos envolvendo a produção de séries derivadas de Game of Thrones. Mas também servia bem aos boatos de que ele estaria insatisfeito com os rumos do final da série baseada em sua obra.

Bom, hoje depois que praticamente todo e qualquer arrombado que tem um blog, site ou trabalha para um, replicou a notícia de que o ator Ian McElhinney durante a Epic Con na Rússia, teria dito que OUVIU FALAR que Martin havia terminado os livros e que estava só esperando a série terminar para publicar Winds of Winter (Ventos de Inverno) e A dream of spring (Um sonho de primavera) George Martin fez uma sequência de posts intitulados Idiotices da Internet. Sim, a proliferação dessa notícia irresponsável foi o bastante para fazer Martin que até então vinha educadamente ignorando os boatos envolvendo seu nome, se manifestar mais uma vez em seu blog.

"Ultimamente parece que há uma nova história sobre mim em algum lugar na internet todos os dias. Muitos entendem errado e na maioria das vezes eu os ignoro. Eu tenho coisas melhores para fazer do que tentar descobrir cada rumor estranho ou invenção que aparece em algum site obscuro correndo atrás de cliques."

Antes fossem só sites obscuros. Essa notícia tosca eu vi nos principais sites de cultura pop do Brasil hoje. Mas voltemos ao desabafo de Martin.

"De vez em quando, no entanto, uma dessas histórias ganha uma notoriedade improvável, e apenas rir da insanidade não é mais suficiente. 
Isso parece estar acontecendo agora. De repente, esta história maluca sobre eu ter concluído THE WINDS OF WINTER e A DREAM OF SPRING está surgindo em todos os lugares. Não, não vou citar links. Eu não quero recompensar fornecedores de desinformação com views. 
No entanto, eu deixo registrado - não, THE WINDS OF WINTER e A DREAM OF SPRING não estão concluídos. 'Um sonho de primavera' não foi sequer  iniciado, eu não vou começar a escrever o volume sete até terminar o volume seis.

Ou seja; segurem essa marimba, seus arrombados!

"Parece absurdo para mim que eu precise afirmar isso. O mundo é redondo, a Terra gira em torno do sol, a água está molhada ... preciso dizer isso também? Confunde-me que alguém acredite nessa história, mesmo que por um instante. Não faz muito sentido. Por que eu iria sentar por anos em livros completos? Por que meus editores - não apenas aqui nos EUA, mas em todo o mundo - aceitariam isso? Eles ganham milhões e milhões de dólares toda vez que um novo livro Ice & Fire é lançado, assim como eu também ganho. Atrasar não faz sentido. Por que a HBO queria que os livros atrasassem? Os livros ajudam a criar interesse no programa, assim como o programa cria interesse nos livros.

E claro, ele disse algo que vai dar margem a jatos de gozo dos  haters das últimas temporadas da série:

"Asseguro-lhe que a HBO e a David & Dan teriam ficado entusiasmados e satisfeitos se o WINDS OF WINTER tivesse sido entregue e publicado há quatro ou cinco anos ... e ninguém teria ficado mais satisfeito do que eu".

Resumindo: relaxem galera, quando os livros estiverem prontos, eles serão lançados. Ninguém tem mais interesse nisso do que o George R.R. Martin e esse boato de que ele está esperando a série acabar para lançar OS DOIS LIVROS DE UMA VEZ é muito imbecil, na boa. Pra quê lançar os dois de uma vez, perdendo a oportunidade de prolongar os lucros? Porque deixar o bonde do hype do público passar? Na boa, é um boato imbecil e maldoso, que só estressa o cara e agora tudo o que ele não precisa, é de coisas que o aborreçam e consequentemente o atrapalhem a escrever.

Sossega o facho galera. E se estiver muito, muito difícil de esperar, consulte a seção sobre Winds of Winter no portal Gelo e Fogo. Lá vocês vão encontrar os capítulos de WoW que já foram liberados por George R.R. Martin.


***