O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro deu início aos procedimentos de cirugia bariátrica por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva em que o médico faz uso de microcâmera, acessando assim imagens internas do paciente, evitando grandes cortes. As cirurgias foram viabilizadas através de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG,
Desde fevereiro, já foram realizados três procedimentos, com pacientes triados no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC. A expectativa do hospital é passar a 3 cirurgias semanais.
Como contrapartida ao investimento, o HC fornecerá indicadores no intuito de demonstrar a viabilidade para que as cirurgias de redução de estômago realizadas pelo Sistema Único de Saúde adotem a laparoscopia. O procedimento é considerado mais seguro e com um período menor de recuperação, onde o paciente pode voltar à suas atividades de rotina após 30 dias da cirurgia. O tratamento inclui o acompanhamento do paciente ao longo de um ano e meio após a intervenção cirúrgica.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro atende moradores de Uberaba e outros de 26 municípios da região Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais.
Fonte: Blog do Ministério da Saúde
***