Lar da Caridade - Hospital do Fogo Selvagem de Uberaba



Esse vídeo tem 13 anos. Na época, Dona Aparecida contava com 81 anos de idade. Hoje aos 94 e sem a ajuda do amigo Chico Xavier (morto em 2002), D. Aparecida, vê o pior momento do Lar da Caridade.

Construído pela Sra. Aparecida Conceição Ferreira com dinheiro de esmolas, sem nenhuma ajuda do governo, o Hospital passa por sérias dificuldades: os salários não são pagos desde janeiro e a dívida já chega a R$55.000,00. O Lar da Caridade, também chamado de Hospital do Fogo Selvagem, ou Hospital do Pênfigo já chegou a atender 300 pessoas; hoje, mal consegue atender 20 pacientes.

A Sra Aparecida de 94 anos iniciou seu trabalho com os portadores do Fogo Selvagem ainda jovem, quando, enfermeira em um hospital, se recusou a negar tratamento a portadores dessa doença e os levou para casa, para cuidar deles. Sem o apoio da família, ela passou a lutar para construir um local onde abrigar aqueles doentes, que eram tratados com desprezo e preconceito pela população uberabense. D. Maria em uma entrevista chega a contar que numa casa onde pediu esmola com seus doentes, a proprietária da casa, passou álcool nas grades do portão onde D. Maria apoiou as mãos.

Sem poder contar com a caridade do povo de Uberaba, D. Maria passou a viajar para São Paulo, onde pedia esmolas para seus doentes. Nessa época passou a contar com a ajuda de Chico Xavier, e sendo católica, aos poucos se converteu a fé espírita, e passou a ser auxiliada não só pelos amigos de Chico, mas também, pelas caravanas que vinham até Uberaba encontrar o médium e pelo Jornalista Saulo Gomes.

D. Maria chegou a ser presa em São Paulo por pedir esmolas: "Aqui não tem um grão de areia dado pela Prefeitura, nem pelo Estado ou a União. Foi o povo quem me ajudou. O pessoal espírita daqui fazia a campanha "Auta de Souza" e traziam as coisas para mim. Mas não dava para manter a casa, porque no final de um mês eu tinha trinta e cinco doentes. Fui para São Paulo e ficava no Viaduto do Chá, em frente da Light. Punha um lençol, as meninas segurando, e eu com um sino dizia: "Me dêem uma esmola pelo amor de Deus, para os doentes do Fogo Selvagem de Uberaba". E aí o povo ia jogando níqueis. Na época, foram dois vereadores daqui passear em São Paulo: um advogado e um médico. Achando que eu estava desmoralizando Uberaba, fizeram Ofícios para o Chateaubriand (*) e para a Delegacia. Fiquei oito dias no xadrez, até que uma advogada, Doutora Izolda, me tirou. Quem mandou ela me tirar, não sei até hoje, pois ela já morreu." (fonte: Entrevista Dona Aparecida )

Algumas das atividades que já foram oferecidas pelo Lar da Caridade: internação e tratamento dos pacientes com diagnóstico comprovado de pênfigo. abrigo de crianças e adolescentes, distribuição de medicamentos com a apresentação de receita médica pelo usuário, atendimento psicológico institucional, distribuição de sopa, cestas básicas, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, materiais diversos para as pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade entre outras diversas formas de assistência social.
Quem quiser maiores detalhes sobre a missão do Lar da Caridade, bem como de seus serviços oferecidos à comunidade, todos os dados da instituição, pode obter essas informações na página do Ajuda Brasil

Quem puder, e quiser ajudar, toda ajuda é bem vinda, que seja dinheiro, bens, alimentos, roupas, remédios, ou uma hora do seu dia, será sempre bem vindo.
ENDEREÇO COMPLETO:


Rua João Alfredo nº 437
Complemento:
Bairro: Abadia
Cidade: Uberaba
Estado: MG
Cep: 38025-300

Dados bancários para recebimento da doação
Banco: Bradesco
Agência: 0264-0
C/C: 14572-6
Favorecido: Lar da Caridade

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3278-6
C/C: 3724-9
Favorecido: Lar da Caridade

CNPJ: 25440835/0001-93

EMITE RECIBO PARA DEDUÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?
Sim
Como disponibiliza o recibo?
correio

TIPO DE DOAÇÃO QUE NECESSITA:

1. Tipo: Alimentos e bebidas não perecíveis
Descrição: arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate
2. Tipo: Automóveis
Descrição: Caminhões, utilitários, Vans
3. Tipo: Livros / material didático
Descrição: Cadernos,livros de literatura, lapis de cor
4. Tipo: Equipamentos médicos e hospitalares
Descrição: UTI, Raio X, Macas,

PRECISA DE VOLUNTÁRIOS?
Sim

Descrição do tipo de trabalho a ser realizado e local:
Arrecadação de doações e realização de eventos com autorização expressa da instituição, com emissão de documento para este fim e prestação de contas. Pessoas com experiência comprovada com crianças/adolescentes e família em situação de vulnerabilidade ou risco social, avaliados pela equipe técnica da instituição, para desenvolver atividades com este público, num período determinado, com elaboração de projeto para este fim, e após emitiremos certificado do trabalho voluntário prestado.

CONTATO:

Telefone: (34)3318-2900
Telefone para falar sobre doações (34)3318-2923
Telefone para falar sobre voluntariado: (34)3332-2938
Fax: (34)3332-2924
Email: fogoselvagem@terra.com.br
Nome da pessoa de contato: Ivone Vieira (horário 08 às 11:00 hs)
Endereço do Site: (não tem site)





OBS: ninguém é obrigado a ajudar, mas por favor, respeitem o trabalho de toda uma vida dessa senhora, se não puderem ajudar nem com donativos, nem com trabalho voluntário, uma prece será sempre, sempre muito bem vinda.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Jessie, obrigada por divulgar
    Juntos talvez consigamos mudar essa situação

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por postar essa materia...
    vou ajudar sim!! eh pouco mas vou ..
    beijs

    ResponderExcluir
  3. Jailda (jal_day@yahoo.com.br)8 de setembro de 2009 às 20:48

    Obrigada por prestar uma homenagem ha essa Senhora tao maravilhosa! Gostaria de saber se ela tem algum tipo de remedio para vender, pois nao moro no Brasil e no centro que trabalho tem um garoto com essa doenca. Se vc puder me mandar um e-mail eu te agradeco pq nao achei o fone de la. Muita paz e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Lusmarina é meu nome. Ganhei um livro no último natal "Lus que consola os aflitos", Talves tenham me dado o livro fazendo alusão ao meu nome. Não poderiam imaginar a mensagem que havia nele... foi como uma sirene que tocou em mim, Hoje quero muito visitar o hospital, se me for permitido e dentor da minha pequenês doar um pouco de mim. Que Deus e jesus abençõe a todos daí.

    ResponderExcluir
  5. Lusmarina é meu nome. Ganhei um livro no último natal "Lus que consola os aflitos", Talves tenham me dado o livro fazendo alusão ao meu nome. Não poderiam imaginar a mensagem que havia nele... foi como uma sirene que tocou em mim, Hoje quero muito visitar o hospital, se me for permitido e dentor da minha pequenês doar um pouco de mim. Que Deus e jesus abençõe a todos daí.

    ResponderExcluir
  6. Êh, Mineira!!!! foi um milagre ter achado seu artigo sobre o hospital do Fogo Selvagem - foi o único lugar onde consegui telefone e endereço de lá, obrigada. Aproveitei para divulgar seu post lá no meu blog.
    Aliás, parabéns pelo blog - pelo nome criativo e tudo o mais, excelente mesmo, Uai!!! já me tornei "feeder"
    Sou carioca, mas também moro em Minas, na pequena Itamonte, no sul das Gerais. Tendo um tempinho conheça os meus espaços!

    http://nequidnimis.wordpress.com
    http://renatoprieto.wordpress.com
    http://educandooamanha.blogspot.com http://lacosespirituais.wordpress.com

    http://planetaitamonte.blogspot.com
    e querendo curtir um FDS nas bandas de cá, conheça o Challet do Ribeirão, a minha pousada
    http://challetdoribeirao.com

    um beijo e muitas alegrias

    Se Alencar

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal. Já está no ar o site do Hospital do Fogo Selvagem www.hospitaldofogoselvagem.com.br. Aceita doações com paypal e pagseguro. Vamos ajudar! Abraço a todos!

    http://www.hospitaldofogoselvagem.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi. Boa noite. Gostaria de saber qual o tratamento para o Pênfugo (FOGO SELVEGEM)?
    Esto infectado, fui para um dermatologista e a piopsia indentifico o Pênfugo(fogo servagem). O derm. ma passo um tratamento de 1 ano tomando uma vacina, os 6 primeiros meses a cada 10 dias e os outros meses a cada 15 dias.Gostaria de saber se esse tratamento é msm uma das opções.Att.

    ResponderExcluir