Cemitério São João Batista em Uberaba

Foto de Alex Gonçalves Rodrigues


Quer conhecer um dos lugares mais bonitos, e com um vasto acervo de arte? Visite o Cemitério São João  Batista, em Uberaba. O mais antigo cemitério em funcionamento de Uberaba, guarda entre seus muros, um acervo de arte sacra em mármore, bronze , concreto entre outros materiais. O São João Batista conta  muito da riqueza e principalmente das famílias mais tradicionais da cidade. Despir o olhar de preconceitos e ver com olhos de contemplação, pode levar o visitante a uma viagem no tempo, onde, se sob a terra todos são iguais, acima dela, tentaram com muita arte, se manter alguns acima dos outros...



Fotos de Lungas Neto










Túmulo de Chico Xavier - Foto de Paulo Ferrarini
Eu nem ia escrever mais nesse post, mas não resisti a uma observação; sou espírita e por incrível que possa parecer, nunca fui ao São João Batista visitar o túmulo de Chico Xavier, pra falar a verdade, nem sei pra que lado fica. Acho muita bizarrice acreditar que a alma sobrevive ao corpo e ainda assim ir até um cemitério visitar os restos mortais de alguém. As pessoas a quem tive afeto e que foram enterradas lá, são almas livres que meu pensamento pode alcançar em qualquer lugar. Quando criança ia religiosamente todo dia de finados ao túmulo do tio Anísio e ao túmulo de minha avó Maria da Conceição a quem não conheci. Atualmente vou ao cemitério somente em velórios e mesmo assim, muito mais pelos que sofrem a perda do que pelo que baixa à cova. São restos, apenas restos que lá ficam.

Mas os túmulos... Deus abençoe sempre as mãos dos artistas. 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Só mesmo esses maravilhosos fotógrafos para conseguir capturar esta beleza. Honestamente, a minha última visita a este lugar não me traz boas lembranças. E, claro, não podia achar bonito este lugar!

    ResponderExcluir
  2. Penso exatamente como você! Meus pais morreram e eu nem sei onde fica o túmulo. Sei que alguém da família sabe e pra mim está ótimo!

    ResponderExcluir