Vírus, trojans e outros problemas para seu pc

Esta semana, muitas pessoas ficaram de cabelos em pé com a ameaça dos vírus do 1º de abril, em especial o conficker que aparentemente já havia infectado milhares de computadores pelo mundo todo e estaria só esperando o 1º de abril para causar estragos maiores.
Mas sempre fica uma dúvida, sobre o que é vírus, spyware, malware, trojans e outras coisas desagradáveis que no mínimo chateiam e no máximo acabam com seu computador.
Vamos então dar nomes ao bois:


Malware
Um "software malicioso" (malicious + software = malware) com várias finalidades: desde simplesmente se infiltrar em um computador ou sistema,até causar danos e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços,enfim atormentar sua vida.

Quase sempre o malware dispensa a intervenção do usuário para se aboletar em seu sistema e de uma maneira geral engloba programas perigosos, invasivos e mal intencionados que podem atingir um computador.

Vírus
É o tipo de programa mais conhecido, quando se fala em infecção de arquivos, roubo de dados, danos ao sistema e por aí vai.

Possuem a infeliz capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, da mesma maneira que um vírus biológico faz (qualquer semelhança com o que os brasileiros fizeram com o orkut é mera coincidência. Ou não). Comuns em arquivos anexos em e-mails quase sempre precisa ser acionado pelo usuário.

O “ILOVEYOU”, é considerado um dos vírus mais perigosos já criados; na forma de uma inocente carta de amor que se espalhou por email é considerado responsável pela perda de mais de cinco bilhões de dólares em diversas empresas.

Trojan
Trojan, de Trojan Horse (o famoso, cavalo de tróia), é um conjunto de funções desenvolvido para executar ações indesejadas e ocultas. Pode ser, por exemplo, um arquivo que você baixou inocentemente, mas, que despejou um monte de porcarias indesejáveis em seu sistemas.

Quer dizer, nem todo trojan é prejudicial, em certos casos, ele apenas instala componentes dos quais não temos conhecimento. No fim é exatamente como o Cavalo de Tróia: algo que você quer cheio de coisas que você não gostaria de receber.


Worm

Exatamente isso, um verme. Worm é um programa malicioso que se espalha por vários computadores através de uma rede sem a interferência do usuário ao longo do processo, o que o torna diferente do vírus.

Os worms são perigosos pois seu processo é automático e não precisam se anexar a nenhum arquivo para isso. Usualmente consomem banda de uma rede.

Spywares

Os espiões surgiram inicialmente para monitorar páginas visitadas e outros hábitos de navegação para informar os autores. Assim esses autores teriam informações que tornariam suas estratégias de marketing mais eficazes por exemplo. Porém sempre tem alguém desocupado, tentando piorar algo que já é ruim e os spywares passaram a ser utilizados para roubo de informações pessoais (como logins e senhas) e também para modificar configurações do computador.

Rootkits

Os PIORES!!! São praticamente a versão malware e eficaz do Cérebro (do desenho Pink e Cérebro), afinal seu objetivo é controlar seu sistema operacional sem que você concorde com isso e o pior, sem ser detectado.

Seu mérito é a sua capacidade de se esconder de quase todos os programas antivírus através de um avançado código de programação. Mesmo que seja encontrado, eventualmente ele consegue impedir que você o delete.




Mas para todo mal existe a cura!!!

Sim, nem tudo está perdido. Você pode proteger seu pc, evitando links suspeitos, mantendo seu sistema atualizado, instalando um bom firewall e um bom antivírus.

Vou deixar aqui alguns links de boas pesquisas feitas sobre antivírus, para que cada um possa escolher o seu. Existem antivírus online, pagos e gratuitos, e nem sempre o mais caro, é o melhor e não há um que proteja 100%; o ideal é que você mantenha seu antivírus sempre atualizado e tenha bom senso no uso da internet.


Matéria UOL sobre antivírus online

Site Proteste a PROTESTE é uma ong voltada para os direitos do consumidor, e esse mês lançou uma matéria sobre antivírus, qual o que apresenta melhores resultados aliado a um bom preço. É necessário se cadastrar no site.

Vale a pena pagar por um antivírus?



Postar um comentário

0 Comentários